A 2ª Delegacia de Polícia Civil (2ª DP) de Santa Maria investiga a morte de um jovem de 19 anos, com problemas mentais, que morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) no dia 11 deste mês de infecção generalizada. O laudo recebido pela polícia na quarta-feira indica que as lesões que resultaram na infecção foram provocadas por violência sexual. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
O laudo vem, eu diria, em compatibilidade com isso. Ele acabou morrendo de uma infecção generalizada decorrente de lesões internas causadas, possivelmente, por abuso sexual , afirma o delegado responsável pelo caso, Marcelo Arigony.
De acordo com a assessoria do Husm, no dia 10 deste mês, um assistente social do hospital fez um registro policial informando que o jovem teria sido vítima de maus-tratos, estupro e lesões graves.
Conforme a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Husm, Verginia Rossato, o jovem chegou ao Husm no dia 9. Ele teria sido deixado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) pelo pai. Como o caso era grave, a UPA encaminhou o paciente, sozinho, ao Husm. Depois de passar por cirurgia, o jovem acabou morrendo dois dias depois da internação.
A equipe que fez o atendimento identificou que o jovem tinha ferimentos na região do ânus, órgão sexual e pelo corpo. Segundo a médica, o jovem sofria abusos sexuais de forma recorrente.
O delegado Arigony conta que o caso é difícil e que já vem ouvindo testemunhas para levantar o máximo de informações. Ele diz que a situação está alinhada com a suspeita que levou à instauração do inquérito: "possível abuso sexual que acabou levando às lesões e, dessas lesões, evoluiu para uma infecção generalizada que levou à morte".
"